João Batista Vilanova Artigas, nascido em Curitiba - PR, foi um arquiteto, engenheiro, urbanista e professor universitário brasileiro cuja obra é associada ao movimento arquitetônico conhecido como Escola paulista.

Ele é considerado um dos principais nomes da história da arquitetura de São Paulo, tanto pelo conjunto de sua obra realizada na cidade quanto pela influência que teve na formação de toda uma geração de arquitetos.

Sua trajetória é marcada por uma abordagem modernista e uma forte conexão com o desenho como elemento central em sua obra.



​​​​​​​




A Antiga Rodoviária de Londrina, projetada pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, é um marco na arquitetura paranaense e símbolo da renovação urbana iniciada em Londrina no final dos anos 1940.

Inaugurada em 1952, a rodoviária é a primeira obra de Artigas a ser tombada pelo Iphan. Com sua fachada de vidro e linhas curvas, ela funcionava como uma vitrine da cidade para os recém-chegados, representando o momento da chegada e o desenvolvimento da região norte do Paraná.

Hoje, o edifício abriga o Museu de Arte de Londrina e goza de proteção nacional, com intervenções autorizadas pelo Iphan, este projeto trata-se de sua nova identidade visual onde irá acontecer a transição para o novo "MARti - Museu Artigas".

São as 7 baias da arquitetura do Museu que servem de inspiração este projeto. Uma marca criada em parceria com o desenho original do Vilanova Artigas.



Trabalho realizado como Diretor de Arte
na agência Tif Comunicação, Curitiba - PR.



Back to Top